Veja 7 dicas para garantir a qualidade do estudo para concurso
Para ser aprovado em concurso é preciso estudar muito, claro. Alguns dizem até que é preciso se matar de estudar. Errado. Se a pessoa se matar, não vai passar. Mas o pior é que, entre as duas afirmações anteriores, há um bocado de gente que exagera na dose e estuda de forma desequilibrada, o que complica bastante a trajetória.
Concurso público é maratona. Você precisa estar bem. Muito bem. De preferência, conquistar uma preparação de atleta. Não adianta sair numa corrida tresloucada, que não vai levá-lo ao objetivo.
O melhor é ser esperto e usar os recursos da melhor forma, observando se trará um resultado compatível com o esforço empregado. Porque uma coisa é certa: sofrimento não faz passar em concurso.
Reserve de 6 a 8 horas de sono todas as noites. A realidade da maioria dos candidatos é cruel: é preciso conciliar muitas coisas e, não raro, o tempo de dormir termina sendo sacrificado para aumentar o tempo de estudo. Acontece que existe um limite para isso. Dormir pouco vai comprometer o rendimento do estudo do dia seguinte, deixar você irritado por causa do cansaço e, o mais grave de tudo, prejudica a memorização dos conteúdos. Então, o resultado final desta conta é negativo e não compensa o sacrifício.
O melhor é ser esperto e usar os recursos da melhor forma, observando se trará um resultado compatível com o esforço empregado. Porque uma coisa é certa: sofrimento não faz passar em concurso.
O fato é que a má alimentação acontece muito mais por desorganização e descaso do que por impossibilidade. Leve coisas saudáveis na mochila para consumir no lanche (frutas e barra de cereais, por exemplo) e tenha cuidado na escolha dos alimentos na hora das refeições. Alimentos com Ômega 3 auxiliam diretamente o desempenho do cérebro e são facilmente encontrados (salmão, atum, sardinha, azeite de oliva e óleo de linhaça são alguns exemplos).
Consuma 2 litros de água por dia. É bastante divulgada a necessidade de se consumir boa quantidade de água todos os dias. Mas talvez você não saiba o quanto isso interfere no bom funcionamento do seu cérebro, permitindo a boa comunicação entre os neurônios. O inverso acontece com o consumo de bebidas alcoólicas, que devem ser evitadas.
Além disso, a atividade física reduz sobremaneira o estresse e produz hormônios que favorecem uma sensação de bem-estar, também muito útil nessa etapa de tanta pressão na vida dos candidatos.
Assim, pequenas pausas de 15 minutos após 1h e meia ou 2 de estudo, e intervalos maiores entre os turnos (manhã e tarde; tarde e noite) permitem bom rendimento durante todo o período. É possível estudar de 9 a 10 horas por dia desta forma, em 3 blocos de 3 horas (com 15 minutos de pausa).
É o momento também de fazer os lanches (intervalos pequenos), refeições e atividade física (intervalos grandes). Para quem estuda o dia todo, pode até fazer uma soneca após o almoço (é para poucos, eu sei).
Ao contrário, se você vai estudar uma disciplina em que tem dificuldades, mas disser: “Como eu gosto desta matéria, ela é tão interessante” – mesmo que não seja verdade –, o seu cérebro vai enxergar o estudo desta forma. Para o cérebro, não importa se o que você comunica é verdade ou mentira, ele vai funcionar a partir do seu comando. Por isso a gente sofre com filmes dramáticos e sente medo em filmes de terror: mesmo sabendo que não é real, o cérebro reage como se fosse.
É nesse momento que todo o corpo pode efetivamente “voltar ao estado normal” e recuperar as energias para retomar o foco de estudo na semana seguinte. Mas não estou falando de, simplesmente, descansar, mas de ter algum lazer de verdade, que possa voltar a atenção do cérebro para outro tipo de assunto.
Eu sei que a situação financeira da maioria dos candidatos é bastante restrita, mas existem muitas opções de lazer gratuito. E, nesse momento, não é para ficar culpado por não estar estudando: essa atividade também está inserida na estratégia de aprovação, pode ter certeza.
Equilíbrio
As sugestões acima podem parecer irreais de início, mas eu quero lembrar que organizar a rotina semanal ajuda muito a sair do caos e conseguir um estudo equilibrado.
As sugestões acima podem parecer irreais de início, mas eu quero lembrar que organizar a rotina semanal ajuda muito a sair do caos e conseguir um estudo equilibrado.
Faça um plano de estudos, com horários a cada dia, e distribua as matérias para cada período de estudo no mês. Essa providência ajuda a resolver praticamente todos os itens acima. Os outros dependem de você.
Fonte G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário