6/06/2024

Prorrogada campanha de vacinação contra a dengue em Teresina

 

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) prorroga a campanha de vacinação contra a gripe enquanto durarem os estoques. O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além do Teresina Shopping e outras salas espalhadas em toda a cidade.

O posto de vacinação do Teresina Shopping fica no edifício garagem G3. Ele funciona de segunda a sábado, sendo de segunda a sexta-feira das 12h às 17h e no sábado das 10h às 20h. Já nas UBS e salas de vacina, o horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. As salas ficam nas maternidades municipais, Lineu Araújo, Hospital da Polícia Militar, Hospital do Mocambinho e Hospital Infantil Lucídio Portela.

Até o momento, Teresina imunizou apenas 41,4% dos idosos, 33,2% das crianças, 19,48% das gestantes e 7,44% das puérperas. Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS, enfatiza a importância daqueles pertencentes aos públicos prioritários garantirem sua dose. “Pessoas pertencentes aos grupos prioritários são aquelas mais suscetíveis às complicações da gripe, como hospitalizações e até o óbito. Por isso, é muito importante estar protegido”, pontua.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, tem elevada transmissibilidade e com tendência a se disseminar facilmente, podendo ocasionar quadros leves a graves. Em situações onde ocorre agravamento dos casos, há necessidade de hospitalização.


Campanha de Vacinação contra a Influenza/Gripe


Local: Teresina Shopping – Edifício Garagem G3


Dias: Segunda a Sábado

Horário: Segunda a sexta: 12h às 17h; Sábado: 10h às 20h


Locais: Unidades Básicas de Saúde, maternidades municipais, Lineu Araújo. Hospital da Polícia Militar, Hospital do Mocambinho, Hospital Infantil Lucídio Portela


Dias: Segunda a sexta-feira

Horários: 8h às 12h e 13h às 17h

Fonte: FMS

TCE-PI Define Índices Preliminares de Participação dos Municípios do Piauí no ICMS para exercício de 2025.

Em resolução publicada nesta terça-feira (4) no Diário Oficial do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, a Corte de Contas estabeleceu os índices preliminares de participação de cada município na arrecadação do Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre a Prestação de Serviços de Transportes Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para o Exercício Financeiro de 2025.

O processo de definição dos índices de participação aconteceu após várias reuniões com a comissão coordenada pelo Relator do processo, Conselheiro Substituto Delano Câmara, com participação do procurador do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), Márcio Vasconcelos, o auditor de controle externo, Ramon Patrese, o servidor Antônio Machado, e representantes da SEFAZ, SEMARH, SEDUC, SESAPI, e como amicus curiae a APPM.

O Conselheiro Substituto Delano Câmara, Relator do processo TC/000066/2024, destacou a importância da transparência e da precisão na elaboração dos índices, assegurando que cada município receba a parte justa da arrecadação do ICMS.


“A determinação dos índices de participação é um passo fundamental para garantir que a arrecadação do ICMS seja distribuída de maneira justa e proporcional entre os municípios do Piauí. Esses índices são calculados com base em diversos critérios que consideram a contribuição de cada município para a arrecadação total do imposto. Os municípios utilizam esses recursos para financiar serviços públicos essenciais e promover o desenvolvimento local”.

Após a publicação da Resolução nº 08/2024 com os índices preliminares, os municípios têm um período de 30 dias corridos para apresentar eventuais contestações ou solicitações de revisão, com contagem do prazo a partir da publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí. Essas manifestações são analisadas pelo TCE-PI antes da fixação dos índices definitivos. É um processo que visa garantir a justiça fiscal e a adequação às realidades locais de cada município.

Clique aqui para conferir a tabela com índices preliminares de participação de cada município do Estado do Piauí no produto de arrecadação do ICMS para o Exercício Financeiro de 2025.


Fonte: newspiaui.com