Eleição indefinida
Arimatéia Azevedo
Com Lula fora do páreo, mas com 30% das intenções de voto em sondagem estimulada, segundo o Instituto Datafolha, a eleição presidencial no Brasil segue indefinida, com um grande eleitor, o próprio ex-presidente. Um terço dos eleitores não tem definido um nome para presidente, mas com quase um quinto deles (19%) declarando voto em Jair Bolsonaro. Em pesquisa espontânea, o número de indecisos vai a 46%, o que indica que o cenário para outubro ainda está muito longe de ganhar contornos mais definidos sobre, por exemplo, quem são os candidatos com maiores chances de ir a um segundo turno, que numa eleição com tantos candidatos parece ser a única certeza possível até aqui. Com tudo isso, é conveniente lembrar que Bolsonaro não é um fenômeno para ser ignorado porque o candidato populista de direita representa não ele em si, mas um discurso, uma ideia de pelo menos 20% dos eleitores: o país precisa ser mais duro no combate à violência, menos tolerante com criminosos e até mesmo restringir direitos. Claramente esta é uma ideia carregada de defeitos e riscos antidemocráticos, mas é poderosa porque tem apoio de uma considerável parcela dos eleitores. Demover essas pessoas dessas convicções será uma tarefa tão dura quanto garantir no segundo turno dois candidatos menos extremistas.
| “Fica, Margarete”. Com esse apelo, Mais de 100 prefeitos almoçam hoje, em Teresina. No que vai dar? (Foto: Wilson Nanaia/ Portal AZ)
O almoço
Dois prefeitos petistas, Vilma Amorim, de Esperantina, e Gil Carlos, de São João do Piauí, estarão presentes hoje no almoço organizado por Dó Bacelar, de Porto, em torno da vice-governadora Margarete Coelho. O movimento promete ser bem barulhento. Até ontem, 115 prefeitos tinham confirmado presença no evento.
O jantar
Mas se depender do prefeito Aldemar de Cajazeiras, também poderia ter jantar em torno de Themistocles Filho, outro pretendente à vice. Ligaram para ele, para que tentasse evitar o almoço, o prefeito foi genial no 0800: “A gente almoça com Margarete e janta com Themistocles”. Pressão 1 Um dos organizadores do almoço estima que possam estar presentes hoje no restaurante Casarão em torno de 150 prefeitos. Todos pressionando pela manutenção da vice-governadora na chapa de Wellington. Melhor não! Os deputados estaduais têm ligado para os prefeitos e, sobretudo, parlamentares filiados ao MDB, têm-se esfalfado na missão. Mas parece que os prefeitos resolveram fazer ouvido de mercador e vão estar logo mais no almoço pelo “fica, Margarete!” Pescoços A importância que se está dando à formação da chapa proporcional com um amplo acordo que reúna todos os partidos da base governista vai terminar custando o pescoço de muita gente. O que tem de candidato a deputado que se ferrará com esse acordo não está escrito. Olha o passado! Recomenda-se a Wellington Dias que olhe para o passado em que o afã de deputados em salvar seus pescoços terminou custando o mais precioso dos pescoços postos na lâmina eleitoral. Deu-se em 2002, quando o atual governador comeu a boia de Hugo Napoleão, que tentava a reeleição. Barro na parede Há todo tipo de especulação sobre a formação da chapa governista. A de ontem dava conta de um acordo que envolve uma vaga no Tribunal de Contas para Regina Sousa, Themistocles Filho (MDB) disputando o Senado e Margarete Coelho permanecendo vice. Todos os envolvidos na história riem-se dela. #Vamosjuntas A deputada Iracema Portella, a delegada Anamelka Cadena, a defensora pública Alynne Patrício e as advogadas Sabrina Araújo e Ravenna Castro participam hoje de uma Roda de Conversa sobre violência contra a mulher, promovida pelo Núcleo de Apoio à Advocacia da OAB Piauí. Campanhas Iracema vai falar sobre os seminários e campanhas realizados pelo movimento Mulheres Progressistas no Piauí e também sobre projetos de lei relacionados ao combate ao feminícidio e violência contra a mulher, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados. Medalha Maria da Penha A deputada federal é autora de um Projeto de Resolução instituindo a Medalha Maria da Penha para pessoas ou instituições que atuem na defesa das mulheres. Ela também fez indicativo de projeto de lei ao Executivo Federal para a criação de um serviço nacional de atendimento especializado a mulheres vítimas de violência. My Brother Morreu ontem o cantor My Brother, carioca radicado há decadas em Teresina. O sambista e compositor sucumbiu a um câncer no fígado contra o qual lutava havia já alguns anos. Vai deixar saudades. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário