8/20/2023

Ceará vai ao Rio de Janeiro atrás de mapas contra o Piauí em litígio


O Comitê de Estudos de Limites e Divisas Territoriais do Ceará (Celditec) da Assembleia Legislativa do Ceará está realizando uma coleta de mapas e documentos históricos no Rio de Janeiro para fundamentar a defesa do Estado na disputa de terras travada com o Piauí. A ação tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e visa esclarecer a delimitação das fronteiras territoriais entre esses dois estados.

O coordenador do Celditec, Luís Carlos Mourão, explicou que a viagem ao Rio de Janeiro é necessária porque algumas instituições só disponibilizam o material de forma presencial, mesmo que digitalizado. O objetivo da coleta é obter documentos que possam comprovar a posse da região da Serra de Ibiapaba pelo Ceará desde a época do Brasil Colônia.

"Nós temos a carência, no Ceará, de diversos documentos da época do Brasil Colônia, quando havia as capitanias hereditárias e de quando houve a transformação das capitanias em províncias, depois em estados. Precisamos trazer toda esta documentação que mostra como se deram as transformações territoriais", afirma o coordenador do Celditec. 

Fonte: Meio Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário