8/15/2023

ONS diz que apagão foi provocado por “separação elétrica”; entenda


A manhã desta terça-feira (15) foi marcada por um apagão que afetou todas as regiões brasileiras a partir de exatamente 8h31, segundo os registros do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). De acordo com o ONS, a ocorrência desta terça provocou a “separação elétrica” das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que, até às 12h30, já foram restabelecidas 85% das cargas afetadas no Nordeste e 41% no Norte. 

Todas as capitais da região Nordeste já tiveram o suprimento de energia normalizado, segundo o MME. A situação já foi normalizada nos locais afetados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste também.

Como o apagão aconteceu?

O apagão começou a ser registrado nos sistemas do ONS exatamente às 8h31 no horário de Brasília – quando foi interrompido o tradicional aumento da carga do sistema elétrico. Em dez minutos, a carga do sistema elétrico brasileiro caiu 25,9%.

A perda de carga continua nos minutos seguintes até às 8h40, quando o sistema registra a menor carga do dia, de 54.383,7 MW.

Os dados do SIN mostram que houve, em dez minutos, perda de carga de mais de um quarto da energia do sistema. A partir das 8h41, a carga volta a subir gradativamente.

Fonte: CNN Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário