12/13/2023

APL Jesus Elias Tajra novo imortal; Brasil vence Nicarágua


O advogado, político e empresário Jesus Elias Tajra tomou posse como membro imortal da Academia Piauiense de Letras (APL) na noite desta quarta-feira (6).

O evento aconteceu no auditório da Fiepi (Federação das Indústrias do Estado do Piauí) em solenidade bastante prestigiada. Jesus Elias Tajra sucede o jurista Celso Barros Coelho da cadeira 39. A solenidade contou com a presença do vice-governador Themistocles Filho, do ex-governador Zé Filho, do ex-governador Freitas Neto, do vereador Evandro Hidd, representando o presidente da Câmara de Teresina, do presidente do Conselho de Cultura do Piauí, Nelson Nery Costa, e demais autoridades.

O orador do discurso foi o acadêmico Felipe Mendes, que fez o resgate histórico da militância política, empresarial, atuação cultural, como desportista e gestor público.

O novo imortal é casado com Maria Amélia Costa Tajra e tem quatro filhos.

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (6) o projeto de lei que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC PopRua). O texto vai para sanção presidencial.

O projeto estabelece que União, estados e municípios poderão aderir de forma voluntária à política. Em caso de adesão, terão promover o acesso das pessoas em situação de rua à escola, ao mercado de trabalho e renda.

Uma das medidas previstas é a criação de bolsas de qualificação para essa população, chamadas Bolsas QualisRua. O pagamento das bolsas é arcar com as despesas daqueles que participarem de cursos de qualificação profissional e aulas para elevar a escolaridade. A bolsa não impedirá o recebimento de benefícios de programas de transferência de renda e demais auxílios.

O ente federativo que aderir à política deverá instituir Centros de Apoio ao Trabalhador em Situação de Rua (CatRua), que vão ajudar na orientação profissional e na inserção do mercado de trabalho.

Escolas públicas infantis e dos ensinos fundamental, médio e integral terão de disponibilizar vagas para crianças e adolescentes em situação de rua.

Levantamento do Ipea aponta que a população em situação de rua no país cresceu 38% entre 2019 e 2022, somando 281.472 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário