12/15/2023

Hidrogênio Verde eleva o Piauí ao centro do mundo. Valeu, Rafael!

 Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (15/122023), em Parnaíba, Piauí, pelo governador Rafael Fonteles e o vice presidente da República, Geraldo Alckmin, a maior planta de hidrogênio verde do mundo.

O investimento é na ordem de R$ 200 bilhões e conta com o apoio da União Europeia, como anunciou para o mundo a presidente da comissão, Ursula von der Leyen.


Rafael e Alckmin lançaram a pedra fundamental de dois empreendimentos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí para a fabricação de amônia para a produção energética com hidrogênio verde.

A Green Energy Park e a Solatio, responsáveis pelos dois empreendimentos que foram lançados, vão gerar, juntas, 20 mil empregos na região. Além disso, serão mais de 20GW de potência produzidos sem a emissão significativa de gás carbônico na atmosfera. As obras das usinas devem iniciar no fim de 2024 e a primeira etapa está prevista para ser concluída em 2027, seguindo as etapas seguintes até 2035.

Na ZPE, será instalado o Hub, que é um conjunto de empresas investidoras com interesse na pauta de hidrogênio que vão empreender esforços conjuntos no sentido de atrair investimentos, estruturas, pesquisas e trocas de tecnologia. Os benefícios estão configurados justamente na rede de relações e esforços de entes internacionais em benefício do desenvolvimento econômico do Estado, que abrigará os empreendimentos e sediará o Hub dentro da ZPE.

No evento, foi enterrada uma “cápsula de hidrogênio”, uma espécie de caixa do tempo para abrir daqui a 100 anos. Dentro têm uma carta de Rafael, uma de Geraldo Alckmin e um jornal impresso que circulou nesta sexta-feira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário