3/26/2015

Estação Cocal

DEPUTADO DO PIAUÍ VAI FISCALIZAR A ABIN


 
O governo federal teve que engolir mais uma vitória da oposição no Congresso. O deputado federal piauiense Heráclito Fortes , do PSB, venceu o petista Carlos Zaratine, de São Paulo, por 15 votos a 11 , para integrar a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional.
Essa comissão foi criada pela resolução Nº 02/ 2013 com a missão de exercer a fiscalização e o controle externos das atividades de inteligência e contrainteligência e de outras a elas relacionadas, desenvolvidas no Brasil ou no exterior por órgãos e entidades da Administração Pública Federal, especialmente as ações comandadas pelo Sistema Brasileiro de Inteligência.
Ora, o deputado Heráclito Fortes é notório adversário do governo federal. Por isso mesmo, não havia interesse algum que ele fizesse parte dessa comissão, que tem acesso livre a arquivos, áreas e instalações dos órgãos do SISBIN ( Sistema Brasileiro de Inteligência), por onde passam documentos altamente sigilosos. Mesmo enfrentando resistência, Heráclito foi eleito e promete agora ser uma pedra no sapato do serviço de inteligência brasileiro.
Conhecido por sua habilidade de ir fundo nas questões nas quais toma parte, o deputado pode se tornar um incômodo nessa comissão, fiscalizando com lente de aumento assuntos delicados para o governo. Ele agradeceu os colegas pela eleição e já mandou o primeiro recado: “Temos que garantir que o Brasil não seja usado externamente, mas também que as instituições não sejam usadas indevidamente, prejudicando a democracia brasileira. Terei responsabilidade de cumprir a altura esse papel.”
Entre outras atribuições, Heráclito Fortes pretende ficar atento às questões de espionagem e às atividades da ABIN. “Um ponto que precisamos olhar com atenção diz respeito aos problemas que afetam as fronteiras brasileiras, a sul e a norte, cada uma com suas características, mas todas elas ameaçadoras à paz e à tranquilidade nacional”, explica. Quem conhece o perfil do deputado, sabe que ele pode provocar muita dor de cabeça nessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário