6/04/2019

Themístocles confirma que MDB terá candidato contra indicado de Firmino Filho em 2020


 Foto: Paulo Pincel/ Piauí Hoje
Em entrevista à Rádio Jornal Meio Norte, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (MDB) confirmou que o partido não deve se aliar ao PSDB nas eleições municipais de Teresina em 2020. De acordo com o deputado, o partido já trabalha um nome para ser candidato à prefeitura de Teresina no próximo pleito, possivelmente contra o candidato a ser indicado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) que não pode concorrer a reeleição. Vale ressaltar que Firmino tem hegemonia na capital e por aqui já se elegeu quatro vezes como prefeito.
Porém vale lembrar, que o deputado Themístocles já andou se estranhando com o prefeito da capital. Em 2015, por exemplo, quando Themístocles disputou pela sexta vez consecutiva a presidência da Alepi, o prefeito de Teresina – Firmino Filho (PSDB), apesar de não ter direito a voto, declarou apoio ao candidato de oposição a Themístocles, que era o deputado Fábio Novo (PT). Vale ressaltar que Fábio era candidato do PT e, mesmo assim, teve o apoio do tucano mais ‘monocromático’ do Piauí.
Desde então, a relação entre Themístocles e Firmino Filho não é das melhores. Apesar dessa divergência, o prefeito Firmino Filho teve como vice nas eleições de 2016 o ex-reitor da UFPI, Luiz Junior (PMDB), que formou chapa e foi eleito com o tucano. Mas ao que tudo indica, Luiz Junior foi indicado pelo outro comando do então PMDB que hoje se chama apenas MDB, essa duplicidade no comando do partido é ‘disputada’ entre Temístocles e Marcelo Castro, a última divergência dentro do partido foi o fato do governador Wellington Dias (PT) ter deixado de lado a então ‘dado como certa’ indicação de Themístocles (MDB) para vaga de vice na chapa petista para disputa a reeleição ao governo. Onde Wellington preferiu deixar Themístocles de lado e indicou Regina Sousa (PT) para ser sua vice e ainda apoio Marcelo Castro (MDB) para o senado, sendo todos eleitos. 
Ainda nas eleições para prefeitura de Teresina de 2012, o irmão de Temístocles, o então deputado Marlos Sampoio (MDB) foi indicado como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo candidato a prefeito Elmano Ferrer (PTB), que era oposição a chapa formada por Firmino Filho (PSDB). O pleito foi pra segundo turno e o Firmino levou a melhor novamente. 
Nome para 2020
Sem muitos nomes disponíveis para 2020, o MDB já sondou e convidou o ex-deputado Dr. Pessoa para ingressar no partido e disputar a prefeitura de Teresina. O convite foi feito por Themístocles Sampaio Filho que vê em pessoa um forte candidato, vale lembrar, que 'Pessoa' já concorreu em 2016 e perdeu para Firmino. Já a outra ala do MDB, liderada pelo senador Marcelo Castro também teria feito o mesmo convite para o ex-tucano e ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PP), que sempre foi aliado de Firmino.  
* Com informações do Fala Piauí 



Nenhum comentário:

Postar um comentário