5/24/2014

Estação Cocal

NA CBN

Governo conta com receitas que ainda não estão garantidas

No novo relatório de execuções orçamentárias, apresentado ontem, o governo aumentou de 5,3% para 5,6% a previsão para a inflação deste ano. Se o IPCA fechar nesse número mesmo até que não seria ruim, porque as estimativas do mercado são ainda piores, de inflação perto do teto da meta. No caso dos IGPs,o governo está prevendo uma inflação acima de 6,5%. Além disso, estima que as receitas vão aumentar, mas isso é contar com dinheiro que ainda não está garantido.
Em receitas extraordinárias, prevê arrecadar de maio a dezembro R$ 24,3 bilhões, sendo R$ 12,5 bi referentes a um novo Refis, refinanciamento de dívidas orçamentárias, cujo projeto ainda precisa ser aprovado no Congresso.
Porém, antes de contar com aumento da receita por causa da Refis, primeiro, é preciso aprová-lo. Depois, apresentar as condições e ver se haverá adesão ao novo projeto de refinanciamento de dívidas e, só após isso, contar com a receita. Mas o governo está contando com isso muito tempo antes da hora. É que está com dificuldades de arrecadação, porque o ano é de baixo crescimento, então, mais uma vez, conta com receitas extraordinárias que ainda não se sabe se vão chegar. Nos últimos anos, ele tem feito isso para fechar as contas.


Enviado por Míriam Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário