1/07/2015

Estação Cocal

Prorrogado prazo para revisão cadastral do Bolsa Família

07/01/2015 
Da Redação do Portal AZ

A Prefeitura de Teresina  prorrogou os prazos para revisão cadastral dos beneficiários do Bolsa Família, até o dia 16 desse mês, o novo  prazo está voltado às famílias que ainda estão com as informações e dados desatualizados.


As famílias que ainda não realizaram o procedimento devem dirigir-se até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) à qual é referenciada, a partir das 8h da manhã, levando a relação de documentos exigida (ver abaixo).

O Governo Federal tem informado por meio do extrato de pagamento dos beneficiários, mas a lista com relação das famílias que ainda precisam atualizar seus dados está disponível no Portal do MDS, na página do Programa Bolsa Família.

A revisão é feita voluntariamente a cada dois anos, tendo como base mudanças socioeconômicas na estrutura familiar que poderão afetar o cancelamento do benefício caso não sejam informados, no caso do nascimento de mais algum filho na família, quando houver mudança de escola, alteração no endereço residencial ou qualquer informação relevante. “A intenção do Governo Federal com a revisão cadastral é verificar se as famílias beneficiárias estão no perfil pra continuarem recebendo o benefício”, esclarece a Gerente de Programas de Renda Mínima e Benefícios da SEMTCAS, Luiza de Marilac.

As famílias que deixarem de atualizar o cadastro perderão o direito de continuarem a receber o benefício, e este será bloqueado no mês de fevereiro. “É importante que atualizem, pois depois de bloqueado fica mais complexo o processo de desbloqueio, que só poderá ser feito através do governo federal”, explica a gerente, relatando ainda que caso o benefício seja bloqueado o beneficiário perde também o direito de receber outros benefícios como o Minha Casa Minha Vida, isenção de taxas de concursos dentre outros.

Em Teresina, até dezembro do ano passado cerca de duas mil famílias ainda estavam com cadastros desatualizados, à secretaria tem somado esforços para diminuir esse número. “Em junho foi lançado uma lista com mais de oito mil famílias em situação de irregularidade, ou com informações desatualizadas, e já conseguimos atualizar mais de seis mil. Temos feito o possível para esclarecê-laS da importância desse procedimento”. completa Luiza.

Documentos Necessários

DOCUMENTAÇÃO ORIGINAL de todos que moram no domicílio
Adultos a partir de 18 anos
Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Casamento ou Divórcio, Certidão de Nascimento, e Comprovante de Endereço com CEP.
Crianças de 0 a 06 anos
Certidão de Nascimento e nome do Posto de Saúde em que é acompanhado
Crianças e Adolescentes de 06 a 17 anos
Certidão de Nascimento e Declaração da Escola com n° do INEP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário