8/28/2015

Estação Cocal


População brasileira cresce menos de 1% no último ano, aponta IBGE

País tem 204,45 milhões de habitantes. Mais de 60 milhões de pessoas vivem em apenas 41 cidades.


O IBGE também divulgou nesta sexta-feira (28) as estimativas da população brasileira, que cresceu menos de 1% de 2014 pra cá.
Está tudo tão mudado: roupa, cabelo, costumes, futebol. Mas vamos falar de pessoas. Éramos 90 milhões há 45 anos. Sabe quantos somos agora? O IBGE divulgou nesta sexta-feira o número.
“Noventa milhões em ação. Pra frente Brasil”. Lembra dessa música? Anos 70.
“Cinquenta milhões?”, diz uma jovem.
Não. Bem mais.
“Uns 250”, afirma um homem.
Pera aí. Também não exagera.
O IBGE divulgou nesta sexta-feira os números. Somos 204,45 milhões de habitantes. É muita gente, né? E num país tão grande, tão vasto, a maioria de nós vive apertada, concentrada, disputando espaço e oportunidades nas cidades grandes.
O Brasil tem 5.570 municípios. Mais de 60 milhões de pessoas vivem em apenas 41 cidades. Quase 30% da população. E metade dessa lista é formada só de capitais. São Paulo, todo mundo sabe, tem mais gente. Logo depois vem o Rio de Janeiro e Salvador.
Cansou de agitação? Então, sinta a energia tranquila da simpática Serra da Saudade, em Minas Gerais: com 818 moradores, essa pacata cidadezinha é a que tem menos gente no país. Ela é tão pequena que, se a cidade inteira saísse ao mesmo tempo para andar de metrô no Rio, caberia todo mundo em três vagões. Só mais duas cidades do país têm menos de mil habitantes: Borá, em São Paulo, e Araguainha, em Mato Grosso.
Na maior parte do país, o ritmo do crescimento da população continua diminuindo. De 2014 pra cá, o número de habitantes aumentou só 0,83%.
O IBGE fechou esses números em julho. No site, tem um reloginho marcando quantos somos. Nesta sexta-feira, éramos 204,729,872 milhões... e crescendo.

Fonte : Jornal nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário