12/17/2015

Estação Cocal

Cerveró, esposa e Fernando Baiano são indiciados pela Polícia Federal

Inquérito apura se a compra de um carro foi feita para pagar propina.
Mulher de Cerveró fez depósito em dinheiro para retirar o veículo, diz polícia.

Samuel NunesDo G1 PR
Fernando Baiano e Nestor Cerveró (Foto: Geraldo Bubniak/ AGB/ Estadão Conteúdo e Geraldo Magela/ Agência Senado)Baiano não soube precisar o motivo de ter
comprado o carro para Cerveró
(Foto: Geraldo Bubniak/ AGB/ Estadão Conteúdo e
Geraldo Magela/ Agência Senado)
A Polícia Federal decidiu indiciar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, a mulher dele, Patrícia Cerveró, e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano. Segundo o inquérito, Baiano disse em delação premiada que parte da propina paga a Nestor Cerveró foi feita com a compra de um carro importado.
De acordo com as investigações, o veículo, no valor de R$ 220 mil, foi pago à vista por Patrícia Cerveró. O auto de indiciamento mostra comprovantes de um depósito bancário feito em espécie, para a revendedora do carro, em São Paulo.
Baiano disse que realizou todas as tratativas para a compra do carro e que repassou o dinheiro a Nestor Cerveró. Conforme o lobista, a compra foi feita em São Paulo porque foi o lugar onde encontrou com mais facilidade o carro na cor pretendida pelo ex-diretor da Petrobras. O casal morava no Rio de Janeiro em 2012, quando o carro foi adquirido.
Ainda segundo Baiano, Cerveró queria comprar o carro para presentear a mulher, que estava de aniversário. No depoimento, o lobista não soube precisar a razão de ter dado o dinheiro para a compra do carro, mas afirmou aos procuradores do Ministério Público Federal que provavelmente seria por alguma vantagem indevida de contratos prévios feitos na Petrobras.
Atualmente, Nestor Cerveró é o único dentre os envolvidos neste caso que está preso. Baiano está em prisão domiciliar, desde que assinou o acordo de colaboração com a Justiça. A mulher de Cerveró nunca foi detida na Operação Lava Jato.
A defesa de Nestor e Patrícia Cerveró foi procurada, mas não respondeu aos questionamentos até a última atualização desta reportagem. Os advogados de Fernando Soares não foram encontrados para comentar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário