1/09/2020

Cem anos de João Cabral de Melo Neto


Pernambucano se tornou um principais poetas da língua portuguesa do século 20
João Cabral de Melo Neto completaria 100 anos nesta quinta-feira (9) 
Acervo da Família / Divulgação Alfaguara

AUTOR DE "MORTE E VIDA SEVERINA"


O poeta João Cabral de Melo Neto completaria 100 anos nesta quinta-feira (9). Para celebrar a data, uma coletânea de textos inéditos em prosa e poesia e pelo menos duas biografias serão lançadas ao longo de 2020. O autor também será homenageado no IX Festival Literário de Araxá, em Minas Gerais, em julho. 

Pernambucano, João Cabral foi diplomata brasileiro e se tornou um dos principais poetas da língua portuguesa do século 20. Seu texto mais conhecido é Morte e Vida Severina. Ele morreu em 1999, aos 79 anos. 

O poeta Antonio Carlos Secchin e a pesquisadora Edineia Rodrigues Ribeiro são os responsáveis por fazer a seleção e a edição das novas obras que serão publicadas. Além de dois livros póstumos de João Cabral, dezenas de poemas nunca publicados serão revelados ao público em uma coletânea, a ser lançada durante o ano. Edineia encontrou o material em uma pasta do acervo de Cabral na Casa de Rui Barbosa. Cerca de 40 poemas já foram confirmados como inéditos. 

Para comemorar o ano do centenário do poeta, também estão previstas uma fotobiografia, organizada por Eucanaã Ferraz, e uma nova biografia de João Cabral, assinada por Ivan Marques.


Fonte: GAÚCHAZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário