1/13/2020

Período de chuvas traz risco da dengue


Com a chegada da época de chuvas, cuidados com a dengue devem ser redobrados
uma simples tampinha de garrafa pode virar um criadouro de mosquitos Aedes aegypti

Aquela simples tampinha de garrafa, esquecida no quintal de casa por alguns dias recebendo sol e chuva, pode se transformar em um criadouro de mosquitos Aedes aegypti – transmissores da Dengue, Zika, Chicungunya e Febre Amarela -.

Segundo dados da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da cidade de Jundiaí SP, as residências habitadas são responsáveis por 80% dos criadouros dos mosquitos, adaptados para a colocação dos ovos em qualquer recipiente que possa acumular água, até mesmo nos secos.

A condição é um alerta para que a população não descuide dos quintais e áreas especialmente com a chegada das chuvas e altas temperaturas.
“Não são apenas nos grandes recipientes que os mosquitos colocam os ovos. As tampas, lonas, pedaços plásticos – inclusive embalagens de salgadinhos, sorvete ou outra guloseima -, além das garrafas, pneus e os pratos de plantas, que acumulam água, devem ser eliminados da residência, pois servem de criadouro. Com as chuvas e a temperatura em elevação, o ciclo é reduzido e de 7 a 11 dias novos mosquitos estarão voando e podendo transmitir as doenças na população”, alerta a biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

Para evitar os riscos, as orientações são: a verificação sistemática dos espaços externos e internos da residência, o descarte de qualquer material inservível que possa acumular água, limpeza com água, bucha e sabão dos bebedouros dos animais, além da verificação dos ralos, calhas e caixas d´água para evitar que estejam abertas ou entupidas. No caso dos ralos, o uso de telas também colabora para evitar o acesso dos escorpiões para o interior do imóvel.

 “As arboviroses são doenças que podem se manifestar com mais gravidade e levar à morte crianças, idosos e paciente imunodeprimidos. As arboviroses têm em comum a dor pelo corpo, nas articulações, febre e manchas vermelhas.  No caso de identificação dos sintomas é necessário buscar o equipamento de saúde mais próximo para que seja feita a avaliação. No entanto, a prevenção sempre é o melhor remédio”, complementa a biomédica.

Casos de Dengue no Piauí em 2019

Até no final do mês de novembro tinham sido registrados mais de 7 mil casos, segundo a Secretaria de Saúde do Piauí informou ao site G1 PI, que os casos de dengue cresceram 332,7% no estado de 2018 para 2019.

Fonte: Tribuna de Jundiaí


Nenhum comentário:

Postar um comentário