11/12/2013

Firmino vai ao Ministério da Saúde para amenizar crise na Saúde

terça, 12 de novembro de 2013 • 18:06
Da Redação do Portal AZ
O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) se reuniu nesta terça-feira(12) com a sub- secretária, Cleusa Rodrigues da Silveira Bernardo, da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) no Ministério da Saúde em Brasília. Firmino foi buscar uma solução para a crise do financiamento da saúde pública de Teresina. 




Após a reunião, Firmino Filho afirmou que busca apoio do Governo Federal para amenizar a crise de financiamento do sistema de saúde da capital do Piauí. O Estado do Maranhão havia se comprometido a reembolsar com recursos o atendimento à população daquele estado que é atendida nos hospitais piauienses, mas não está honrando o compromisso.

“Estamos lutando para receber as compensações do Estado do Maranhão. É importante que possamos habilitar serviços que já são praticados pela rede municipal. E que tenhamos novas fontes de financiamento para que possamos sustentar o funcionamento do sistema de saúde de Teresina”, ressaltou o prefeito.

Forte investimento

"Teresina gasta 32% da receita líquida com saúde. Nenhuma outra capital chega perto de 25%. É a quarta capital que mais investe em saúde pública em termos de gasto de saúde per capita. Teresina investe, por ano, para cada habitante, cerca de R$ 703,00, o que é significativo especialmente porque é uma das capitais que tem a menor renda per capita”, destacou Firmino Filho.

“Para que esse quadro possa ser revertido, nós precisamos de novas fontes de financiamento para que os serviços que são prestados não venha ser colocados sobre risco”, explicou Firmino Filho.


x

Nenhum comentário:

Postar um comentário