11/09/2013

ESTAÇÃO COCAL

JVC defende modelo de construção de aeroporto que pode beneficiar a Sucesso

sábado, 09 de novembro de 2013 • 14:09
Do Portal AZ Brasília

O senador João Vicente Claudino (PTB), que usou essa semana a tribuna da Câmara para criticar um suposto gasto pela Infraero de quase R$ 600 milhões para reformar o aeroporto Petrônio Portela, e disse ter estudos de engenharia e de consultorias segundo os quais com R$ 400 milhões se contrói um aeroporto novo, também defendeu a modelagem de concessão aeroportuária para a construção de um outro aeroporto na capital. 

A construção de um novo aeroporto em Teresina, embora defendida por uns e criticada por outros, esconde, por sua vez, inúmeras intenções. E elas vão desde o futuro terreno escolhido para sediar o novo aerporto - existe cinco possibilidades, ligadas a grandes nomes políticos e empresarias do Piauí – até quem vai construir o novo aeroporto. 

O discurso de João Vicente Claudino, no entanto, revelou, ainda que não diretamente, interesses outros que estão por trás da fala do parlamentar. Os estudos de engenharia e de consultorias que o senador diz ter são da Construtora Sucesso, responsável pela construção daquilo que o governo do Piauí teimou em chamar de aeroporto internacional de São Raimundo Nonato. 
- Senador João Vicente Claudino e sua defesa para construção de um novo aeroporto em Teresina através do sistema de modelagem de concessão aeroportuária. Vai queeee...cola.

Somado à origem das informações que o senador diz ter, existe a defesa do parlamentar, também proferida da tribuna do Senado, da necessidade de adoção do sistema de modelagem de concessão aeroportuária, feita no discurso realizado esta semana. “Eu não vejo outra saída, se vão insistir nessa peripécia aeroportuária em Teresina [a reforma do velho aeroporto]: eu defendo, hoje, principalmente, a modelagem de concessão aeroportuária”, disse. 

Por esse modelo, seria possível a construção de um novo aeroporto em Teresina através do sistema de parcerias público privadas. Envolvendo construtora ou construtoras e o governo federal. Como a Construtora Sucesso tem porte para bancar a construção do novo aeroporto de Teresina, enquandrando os gastos de uma nova obra aos estudos feitos pela própria construtora, de propriedade da família Claudino, as coisas se fechariam. E as reais intenções de JVC no discurso desta semana se revelariam.

As parcerias público-privadas, claro, apresentam-se realmente como uma alternativa para desenvolver a precária infra-estrutura brasileira, inviabilizada pela mão pesada do Estado, que tem se mostrado ineficaz, neste aspecto. O que o cidadão piaiuense precisa estar informado, no entanto, são sobre os muitos interesses - nem sempre escusos e até legítimos - que pairam sobre esse imbróglio que se tornou a reforma do velho aeroporto e a construção de um novo. 

“São os interesses privados”, disse um ente público de peso. Interesses esses que às vezes se misturam com os interesses públicos.

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