10/19/2015

Estação Cocal

Depois de 193 anos, Piauí começa a se descobrir economicamente


  • Por Cristiana Nunes




O estado do Piauí, depois de muitos anos de estagnação econômica, desponta como um novo centro de investimentos. Fonte de energia renovável, tanto eólica como fotovoltaica (energia solar) o estado atrai investidores de todo o mundo. Além disso, recentes estudos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apontam a Bacia do Parnaíba, ente o Maranhão e o Piauí, como o próximo ponto a ser contemplado com poços estratigráficos, que mapearão dados geológicos da região. 


Segundo o secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis Luíz Coelho, o Piauí tem um grande potencial para a produção de energia eólica. “Hoje, a região norte do estado produz 88 MHz, com 700 torres instaladas. Neste local ainda serão montadas 3 mil torres. Esta é a melhor região de ventos do estado. O Piauí será o maior produtor de energia eólica da América Latina“, explicou.

Secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luíz Coelho

A energia fotovoltaica também irá despontar no estado. “O mundo todo está se voltando para a energia alternativa. “Eu vejo uma perspectiva enorme nesta produção de energia renovável. Isso só não aconteceu antes porque faltavam os atrativos necessários para a classe empresarial e é isso que o governo Wellington Dias está fazendo. Nós já temos dezenas de empresas investindo em energia eólica e fotovoltaica no Piauí. Isto já é uma realidade”, acrescentou o secretário. 

Na mineração, segundo o secretário, são dois grandes grupos investindo na pesquisa de minério de ferro. “Eles precisam da conclusão da ferrovia Transnordestina, pois não é possível transportar minério em caminhão, tem que ser por meio ferroviário. A obra é importantíssima para alavancar a economia do estado”, finaliza. Opala, calcário, níquel, fósforo e muitos outros minérios são encontrados e extraídos no Piauí.

Um conjunto de ações, como a visita aos empresários no Rio de Janeiro, a modificação da legislação e apoio total do Governo do Estado são cruciais para o sucesso dos empreendimentos. 

No ramo da construção civil, os empresários Francisco Reinaldo e Reinaldo Filho, proprietários da Construtora Boa Vista, uma empresa familiar, de 32 anos de existência, que começou sua jornada construindo casas para venda e está há 15 anos atuando na área de edificações e condomínios multifamiliares, destacam que estão com muitos projetos prontos, mas um pouco cautelosos por causa da crise que assola o Brasil. “A instabilidade política e econômica está impedindo que as pessoas se comprometam com investimentos e prestações, mas o nosso estado evoluiu bastante. O mercado amadureceu e estamos focando a nossa atuação no Piauí, porque acreditamos no nosso estado”, argumentou Francisco Reinaldo.

O grupo do empresário Ney Paranaguá (foto), por sua vez, atua na área de tecnologia da informação, planos de saúde, hospitais e indústria de jogos, sempre no Piauí. “Hoje nós vivemos num mundo hiper conectado, onde não existe mais limitação geográfica. Não importa onde você está, importa o que você é. O momento atual é de retração econômica, com uma corrosão da renda das famílias, mas nós estamos preparados para este período de adversidade. Isso não nos desmotiva, somos capazes e sempre buscamos alternativas viáveis”, relata o empresário. 

A empresa Infoway, de Ney Paranaguá, está lançando um jogo em plataforma mundial, para milhares de pessoas, e o grupo continua investindo em tecnologia e buscando novos produtos. “Nossa indústria de tecnologia continua crescendo e nós estamos participando do mercado brasileiro e mundial”, explica.

O grupo tem interesse na aquisição de empresas de tecnologia e insiste na criação de boas idéias, de startups que tenham possibilidade de mercado. “Estamos investindo em empresas de base tecnológica. O Piauí tem uma vocação para a tecnologia da informação e agora nós temos um pólo específico de tecnologia da informação que merece muita atenção. Temos grandes profissionais, jovens que desenvolvem boas idéias”, argumenta o empresário.

Ney Paranaguá finaliza destacando o dia do aniversário do Piauí. “19 de outubro é o dia do meu estado, sempre coloco o Piauí acima de qualquer interesse. Tenho lutado muito na minha vida, para que o meu filho receba um estado melhor”.
Piauí Terra do Futuro
A união do Portal AZ e Capital Teresina no desenvolvimento do Projeto Editoral Piauí Terra do Futuro. Uma série de matérias especiais e cinco fascículos sobre o cenário econômico do Piauí. As duas redações estão trabalhando juntas no projeto que começa neste 19 de outubro. Tem um Piauí inteiro a ser descoberto. Um verdadeiro mundo de oportunidades para quem acredita que nesta Terra é possível vencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário