10/31/2015

Estação Cocal

ex-governador Lucídio Portella


    Da Redação do Portal AZ
Tamanho normal do textoAumentar tamanho do text
o
Atualizada às 09h35
Faleceu na tarde desta sexta-feira (30) o ex-governador do Piauí, Lucídio Portella Nunes, aos 93 anos. As causas da morte ainda não foram confirmadas, mas há algum tempo ele sofria insuficiência renal crônica. Na manhã deste sábado (31), o Governo do Estado divulgou uma nota decretando luto oficial por três dias.
http://i.imgur.com/eDXk8nD.png

O ex-governador estava na clínica que leva o seu nome, no centro de Teresina, quando sentiu uma forte dor na região abdominal, e se sentou em uma cadeira. Segundo uma pessoa próximo a família, Lucídio Portella, chegou a ser atendido pelos médicos, mas faleceu no local.  

O corpo de Portella está sendo velado na Assembleia Legislativa do Piauí. O sepultamento deve acontecer por volta das 12h no Jardim da Ressureição.

Biografia
Lucídio Portella nasceu em Valença do Piauí, era médico e político piauiense. Filho de Eustáquio Portela Nunes e Maria Ferreira de Deus, ele era o irmão mais velho do falecido Petrônio Portela Nunes e pai da deputada federal Iracema Portela (PP).

Formado em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em tisiologia pelo Ministério da Saúde e pós-graduação em Radiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro da Associação Piauiense de Medicina.

Durante pelo menos três décadas sua atividade política resumiu-se a acompanhar a carreira de seu irmão sempre recusando um papel mais ativo no cenário político estadual. Tal postura mudaria em 1978 quando foi referendado pela ARENA para o cargo de Governador do Piauí, indicação feita pelo presidente Ernesto Geisel e confirmada pelo Colégio Eleitoral estadual em 1º de setembro daquele ano, sendo o último governador eleito pelo voto indireto. Com a morte de seu irmão em 1980 assumiu o comando do PDS e presidiu as eleições gerais de 1982 nas quais seu partido conquistou uma ampla maioria.

Veja abaixo a nota: 

"Faleceu na tarde desta sexta-feira, 30 de outubro, o ex-governador e ex-senador Lucídio Portella Nunes, aos 93 anos. O velório acontece na Assembleia Legislativa do Piauí a partir das 21h e o enterro será amanhã, dia 31/10, às 16h, no cemitério Jardim da Ressurreição.

Nascido em Valença do Piauí em 8 de abril de 1922, filho de Eustáquio Portela Nunes e Maria Ferreira de Deus, Lucídio Portella era médico, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e governou o Estado de 1979 a 1983, foi vice-governador entre os anos de 1987 e 1991 e senador de 1991 a 1999.

Entrou para a política acompanhando o irmão, o ex-senador, ex-governador e ex-ministro Petrônio Portella.

Lucídio Portella foi casado com a ex-deputada federal constituinte Myriam Nogueira e é pai da deputada federal Iracema Portella e de Lucídio Portella Filho, Kátia Portella Nunes, Márcio Portella Nunes e Cassandra Portella Nunes. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário