9/16/2013

Dilma aposta na internet e em viagens para aumentar popularidade

Segundo assessores próximos, Dilma tem apostado em viagens mais seguidas para divulgar realizações do governo Foto: Daniel Ramalho / Terra
Segundo assessores próximos, Dilma tem apostado em viagens mais seguidas para divulgar realizações do governo


Era tudo o que Dilma precisava após meses críticos de instabilidade: ela havia sido vaiada durante um jogo de futebol e durante uma reunião entre prefeitos de todo o País. Pior: sua popularidade caiu depois dos sucessivos protestos e manifestações contra corrupção, maus serviços públicos e elevado custo de vida.Quando um importante jornal brasileiro publicou no mês passado que a presidente Dilma Rousseff havia dado uma volta por Brasília na garupa de uma motocicleta Harley-Davidson, as menções favoráveis à presidente cresceram nas redes sociais.
O inesperado acesso de insatisfação da população foi direcionado a políticos de todos os tipos e a todo o Congresso, mas também atingiu em cheio a administração Dilma, colocando uma interrogação no panorama das eleições presidenciais de 2014, às quais ela deve concorrer para tentar um segundo mandato.
A presidente respondeu às manifestações dos últimos meses com um plano de cinco tópicos que visava melhorar o transporte público, a saúde e a educação, além de manter a disciplina fiscal e propor a reforma do sistema político brasileiro.Tecnocrata que não gosta de fazer média na política, Dilma rapidamente juntou seus conselheiros e consultores mais próximos, sob a chefia do marqueteiro e chefe de campanha de 2010 João Santana, e desenhou um plano para voltar a estreitar relações com o público através de viagens e da internet, disse um auxiliar.
Dilma aumentou sua frequência de viagens pelo Brasil para duas ou três por semana, e assim aparecer na inauguração de escolas, casas populares e projetos de infraestrutura voltados à expansão do saturado sistema urbano de trânsito, um dos motivos que levaram aos protestos de junho.
"Um governo nunca pode ser surdo", disse Dilma em discurso na última quarta-feira a trabalhadores do subúrbio do Rio de Janeiro, onde ela anunciou o projeto de uma nova linha de metrô.
Entrevistas pelo rádio
Em vestes laranjas, Dilma visitou um estaleiro que está produzindo plataformas para dar conta das inúmeras reservas de petróleo offshore no Brasil, seguindo uma lei que ela propôs, e que o Congresso rapidamente aprovou após as manifestações, para que os royalties do pré-sal sejam investidos na educação e na saúde.
Em cada parada pelo Brasil, Dilma começa dando entrevistas para estações de rádio locais, seguindo uma dica de seu carismático antecessor e mentor político, Luiz Inácio Lula da Silva, que continua imensamente popular mesmo três anos depois de sair da Presidência. Santana "aconselhou a presidente a sair e se expor mais em público, explicando às pessoas tudo o que de bom ela tem feito pelo País", afirmou David Fleischer, professor de política na Universidade de Brasília.
Os resultados têm começado a aparecer. A aprovação de Dilma caiu de 73,7% antes das manifestações de junho para 49,3% em julho, mas, na última semana, havia voltado a 58%.
Membros do governo dizem que há planos de se reestruturar o site www.brasil.gov.br, de forma a deixá-lo mais atraente e fácil de se manusear, além de providenciar informações que vão do pagamento de impostos a números sorteados na loterias, e não apenas ações de governo.
A página de Dilma no Facebook também será redesenhada, e a presidente deve voltar a usar o Twitter novamente, ferramenta que ela abandonou após vencer as eleições de 2010, admitiu um conselheiro próximo.]
Fonte: Noticias Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário