10/14/2013

Decisão de entregar cargos divide os petistas; Lula e Falcão defende racha

O PT está dividido sobre a decisão de entregar os cargos ao PSB. Uma reunião no Palácio da Alvorada entre a presidente Dilma, o ex-presidente Lula e o presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão ficou decidido que o Partido dos Trabalhadores deve entregar no menor espaço de tempo possível todos os cargos que ocupa nas gestões do PSB nos Estados. A sugestão partiu do ex-presidente Lula após avaliação da coligação do PSB com o grupo da ex-senador Marina Silva. Diz a reportagem do Estado de São Paulo, versão on line que, o ex-presidente finalmente entendeu que a saída do PSB da base governista é pra valer e não tem mais retorno. Quanto a entrega do cargos a Executiva nacional do PT vai se reunir com os presidentes regionais e decidir a data. Será uma saída em bloco No mesmo dia.
A DATA
Não ficou decidido na reunião do Alvorada a data da entrega dos cargos. Há divergências sobre o dia. Uma corrente defende que o rompimento seja imediato, logo após a reunião da nacional com os regionais. Outra, acha que a debandada só aconteça com achegada do ano novo.
COMPENSAÇÃO
Outra sugestão foi a de que os companheiros que tem cargos nos governos estaduais do PSB devem ser aproveitados na estrutura do governo federal para compensar perdas salariais.
APOIO
O PT fará com o PSB o mesmo que Eduardo Campos prometeu fazer com Dilma: sai do governo, mas, apoiando projetos de Estado.
FILIAÇÃO
Engana-se, quem pensa que acabou o prazo para filiação partidária. Em verdade, esse prazo acaba nesta 2ª feira, 14, quando os partidos são obrigados por Lei a enviar para a Justiça Eleitoral as listas com os nomes dos filiados. O que vale é a lista porque a ficha de filiação é um documento interno do partido que fica em seus arquivos.
MAIS UM
Presidente do Solidariedade no Piauí, o ex-deputado Mainha garante que além de Geová Alencar, Waldemir Virgínio e Ananias Carvalho, mais um vereador de Teresina vai se filiar ao Solidariedade. Quem será?
SAI JUSTA
Com a decisão o presidente nacional Gilberto Kassab de se coligar e apoiar o PT, vetando aliança com PSB e PSDB, o PSD do Piauí entrou numa saia justa. É que, políticos como Hugo Napoleão e o próprio presidente Júlio César tem dificuldades de subir no palanque petista. Oriundos do antigo PFL, hoje FDEM esses parlamentares tem afinidade com o PSDB e, num plano “b” podem apoiar O PSB.
OLHA AÍ
Saiu a primeira pesquisa Data Folha após a união Marina/Eduardo Campos. O pernambucano subiu sete pontos. Aécio e Dilma também subiram. A pesquisa mostra que com e Aécio e Eduardo não haveria 2º turno. Noutro cenário, com Marina e José Serra aí sim, teria 2º turno.
PESQUISA
Na pesquisa da Fundação Cepro sobre demanda turística em Teresina, o transporte mais usado pelos turistas que aqui chegam é o avião com 51.9%. Em seguida, ônibus com 38.5%. No quesito hospedagem, 58.2% informaram que ficam em casa de parentes. 25.1% se hospedam em hotéis e 4.7% em pensões.
PERFIL
Na pesquisa, ficou claro que no quesito profissão, apenas 1.5% dos nossos visitante são empresários e, desse percentual, apenas 1.5% são industriais. A maioria é de funcionário Público, 17.2%. Os profissionais liberais são 17%.
DECISÃO ANTIGA
Numa longa entrevista a revista Época desta semana, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do PSB, diz que a decisão de se afastar do PT foi tomada logo após a eleição de 2010. Segundo ele, quando viu o resultado do 2º turno na eleição de Dilma, percebeu que o povo, clama por mudança. “Só o PT não entendeu isso”, diz Campos.
E MAIS
Ele crítica a aliança do PT com o grupo conservador do PMDB de Renan Calheiros, José, Sarney, Jader Barbalho dentre outros e faz elogios a Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon.
NOTAS & NÓTULAS
*Anotem para conferir: o vereador Geová Alencar deve virar secretario municipal.
*O cargo que o PSB vai indicar na Prefeitura de Teresina é privativo do presidente da Câmara, vereador Rodrigo Martins. É A SDR. Esse cargo era da cota do ex-candidato Beto Rego.
*O tempo passa, o tempo voa e nada do julgamento da Ação sobre a redução das bancadas.

Fonte: 180Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário