10/29/2013

Estação Cocal




  • Quem ganha e quem perde

    A coluna de Genésio Araújo Jr tem sua coluna publicada aqui em em vários jornais e sites nordestinos

    ( Brasília-DF) A semana se inicia sob a repercussão da pesquisa Datafolha que revela a Presidenta Dilma com 42% de intenções de votos, o senador Aécio Neves com 21% e o governador Eduardo Campos com 15%. Esta é a primeira pesquisa após a união Campos-Marina.
    Antes disso, uma pesquisa do PT no Nordeste revelava a Presidenta Dilma com 46% de aprovação e Lula com 70%.  Estes números dão o tom do momento.
    A pesquisa Datafolha revela que Dilma venceria no primeiro turno Aécio Neves e Eduardo Campos.  Quando se colocava Serra no lugar de Aécio e Marina no lugar de Campos haveria um segundo turno.
    Eleições presidenciais no Brasil não tendem a se encerrar em primeira votação.  Lula que chegou a sua quarta disputa como um mito brasileiro teve que encarar duas disputas vencedoras em segundo turno.  Imaginar Dilma vencendo em primeiro turno é coisa para oníricos de carteirinha.
    A verdade é que neste primeiro momento em que todas as luzes se voltaram para a união Campos-Marina, cheia de contradições, passados os primeiros dias – os envolvidos na disputa presidencial parecem ter o que comemorar.  A impressão de que Aécio Neves seria quem mais perderia com a união Campos-Marina se dissipa cada vez mais.
    Dilma que viveu um inferno com as manifestações de junho recuperou o prestígio perdido, mostrando que aquele episódio foi uma mera revolta pontual, nada orgânico. Aécio Neves conseguiu manter José Serra no PSDB e mostrou capacidade de coesão.  Eduardo que mal chegava a 5% passou a 15% de intenções de voto, assimilando quase a metade da simpatia dada a Marina Silva.  José Serra se mantém uma alternativa válida das oposições, mesmo com as rejeições. Marina Silva, ao não confirmar que será vice de Campos, vai continuar por um bom tempo se apresentando como uma alternativa viável.
    O momento político promete mudar, certamente, porém é inegável que este ano ganha cores que muitos esperavam próprias só para 2014.  Isso fará com que a cena política ,como um todo, vá se arranjando. 
    A união Campos-Marina está gerando ajustes nos Estados.  Na última semana foram divulgadas pesquisas em alguns Estados nordestinos, da “Vox Populi”.  Foram consultados os eleitores de Alagoas, Ceará e Paraíba. Os líderes das pesquisas em Alagoas e Ceará votam em Dilma Rousseff, enquanto na Paraíba, comandada por um socialista, um tucano vem liderando, o senador Cássio Cunha Lima, um dos coordenadores da pré-campanha de Aécio Neves no Nordeste. No Piauí, o governador socialista Wilson Martins, disse que poderá ficar até o final do governo para apoiar a chapa Campos-Marina.   
    Haverá possibilidade de avanços pró-Campos-Marina no Maranhão e no Rio Grande do Norte.  Os tucanos nordestinos vão ter condições de somar em todos os estados da região.
    O ano de 2013, já no seu quarto e último trimestre, ainda parece longe de terminar. Impressionante.
    Boa semana a todos!
    Por Genésio Araújo Jr, é jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário