3/23/2019

Exclusivo: Em THE, ministro Gilmar Mendes critica "polêmica vazia"


Em entrevista, concedida com exclusividade, pelo Jornal Meio Norte, em Teresina, onde ministrou aula para o curso de Mestrado em Direito no Instituto de Ensino Superior (ICEV), o ministro Gilmar Mendes afirmou que o ativismo criou uma Batalha de Itararé, um falso escândalo, em relação à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de determinar que a competência para julgar os casos de Caixa 2 nas campanhas eleitorais é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Isso é uma Batalha do Itararé porque de fato nunca houve nenhuma novidade nisso aí. A jurisprudência do Tribunal sempre foi assim. As normas , desde 1932, sempre ressaltaram a competência da Justiça eleito. De modo que esse ativismo e essa sensação de punitivismo foi que levaram a esse falso escândalo. Não houve nenhuma mudança na jurisprudência no tribunal”, declarou Gilmar Mendes.


O ministro do STF falou que a prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB) faz parte desde quadro de estabilidade constitucional, mas com acirramentos, o que são normais.
“Dentro desse quatro de estabilidade institucional e acredito que vamos prosseguir assim. As vezes tem algum acirramento ou outro e a prisão de Michel Temer está inserido nisso. Esses acirramentos são comuns na vida na vida das nações”, declarou Mendes.

Gilmar Mendes – O Brasil tem vivido nos últimos anos, desde 2013 uma profunda crise política , que divide muito a sociedade , essas incompreensões. Infelizmente, isso tem ocorrido dentro do quadro de maioridade institucional. Tivemos o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o governo Michel Temer com seus incidentes e acidentes, chegamos na eleição do presidente Jair Bolsonaro dentro de um quadro de normalidade institucional.
Meio Norte – Como é que o senhor viu a prisão do ex-presidente Michel Temer?
Gilmar Mendes – Dentro desse quatro de estabilidade institucional e acredito que vamos prosseguir assim. As vezes tem algum acirramento ou outro e a prisão de Michel Temer está inserido nisso. Esses acirramentos são comuns na vida das nações. Estamos passando agora por isso, mas o processo de Michel Temer como seguiram os outros.
Meio Norte – Como o senhor viu a reação contra a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre os julgamentos dos casos de Caixa 2 pelo Superior Tribunal Eleitoral (STE)?
Gilmar Mendes – Como eu disse, isso é uma Batalha do Itararé porque de fato nunca houve nenhuma novidade nisso aí. A jurisprudência do Tribunal sempre foi assim. As normas , desde 1932, sempre ressaltaram a competência da Justiça eleito. De modo que esse ativismo e essa sensação de punitivismo foi que levaram a esse falso escândalo. Não houve nenhuma mudança na jurisprudência no tribunal.
Gilmar Mendes – Isso se explica em relação a toda essa aflição que se criou, esse quadro de ativismo, uma certa propaganda, mas não há nenhuma novidade em relação a essa jurisprudência. O Tribunal só reafirmou.
Meio Norte – O senhor tem esperança no Brasil?
Gilmar Mendes – Sim, claro. O Brasil vai superar todas essas dificuldades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário