2/15/2019

Ministra da Família, Damares Alves, volta a dar declaração polêmica




A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, aconselhou pais de meninas a fugir do Brasil por causa da violência. E também indicou soluções para melhorar a situação.
Damares Alves deu a declaração durante uma entrevista a um site. Ela falava sobre dados referentes à violência contra a mulher e citou um levantamento que, de acordo com ela, aponta o Brasil como o pior país da América do Sul para criar meninas.
E deu um conselho: “A gente vê aí um quadro que a gente vai precisar mudar. Veja só, agora a gente recebeu uma pesquisa que o Brasil é o pior país da América do Sul para criar meninas. Se eu tivesse que dar um conselho para quem é pai de menina, mãe de menina era: ‘Foge do Brasil. Você está no pior País da América do Sul para criar meninas’”, disse.
Em seguida, apontou possíveis soluções para o problema: “Nós vamos ter que trabalhar uma mudança de comportamento no Brasil de proteção à mulher, de proteção à menina. O que nós temos visto... A lei é boa, mas o que nós temos visto é que os mecanismos de proteção da mulher não estão sendo eficazes. Nós vamos ter que rever os mecanismos de proteção”, afirmou Damares.
Uma especialista Viviana Santiago considera que a frase da ministra sobre os pais deixarem o Brasil é grave. “Essa é uma afirmação que assusta muito porque a gente não pode assumir a violência como dado. A gente precisa entender que a violência não deve acontecer, ela deve ser enfrentada e é papel do estado, da família e da sociedade proteger todas e cada uma das meninas”, disse Viviana Santiago, gerente da ONG Plan International Brasil.
Sobre a declaração, o ministério disse que a "ainda que fora de contexto, a fala da ministra aparenta ser um conselho. Na verdade, ela chama a atenção para o problema, demonstrando a dramaticidade da situação atual, e, em seguida, aponta as soluções que serão apresentadas por este Ministério."
A ministra já causou polêmica com outras declarações públicas. Foram opiniões sobre costumes e vínculos familiares. Damares costuma minimizar o impacto de suas declarações recentes.
Uma delas foi a frase no dia em que assumiu o ministério: de que o Brasil vive uma nova era, onde meninos vestem azul e meninas vestem rosa. Diante da repercussão negativa, a ministra disse que foi somente uma metáfora.
Damares também já criticou a possibilidade de estudantes que fizeram o Enem irem para universidades fora dos estados onde moram porque ficam longe da família. Essa possibilidade é prevista por meio do Sisu, Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.
Por causa do que disse, Damares foi questionada, em entrevista à Globonews, se é papel do governo tratar de questões familiares, pessoais. A ministra disse que não era uma crítica ao Ministério da Educação, e sim uma ideologia de proteção à família.


Fonte: meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário