2/25/2019

TaxiGov e Siapo marcam novas ações de modernização no Estado



                                                                             Foto: Reprodução/Facebook
Secretário Ricardo Pontes.
O Governo do Estado se prepara para implantar novas ações na gestão pública que visam dar mais agilidade aos serviços e garantir economia nos gastos. Os novos projetos fazem parte de todo o processo de Reforma Administrativa que busca tornar a máquina pública mais eficiente e econômica. Dentre as novidades desse processo de modernização está a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), TáxiGov, Portal de Serviços ao Cidadão e do Sistema Integrado de Avaliação do Planejamento e Orçamento (Siapo).
O primeiro a ser implantado será o Sistema Eletrônico de Informações, que já vem sendo desenvolvido e deverá acabar com os processos em papel dentro do Governo do Estado. “Esse sistema tornará a tramitação mais rápida, ganharemos muito em eficiência, além da redução de custos. Ainda em fevereiro o piloto será implantado na Secretaria de Administração e na Agência de Tecnologia e, em um ano, todos os órgãos do governo contarão com o processo eletrônico”, explicou o secretário de Administração, Ricardo Pontes.
A economia com o aluguel de veículos é outra meta de redução. Isso se dará por meio da implantação do Taxi Gov. O modelo será semelhante ao que já é utilizado em Brasília e São Paulo e será contratado por meio de licitação. “A licitação será do serviço e da plataforma tecnológica para que possamos acompanhar todo o fluxo dos carros que serão locados e também o custeio em cada órgão. A Controladoria Geral está estimando a redução de custos, que será notável. O edital será lançado em março e a previsão é que a partir de abril as secretarias já estejam utilizando o Taxigov”, disse Ricardo Pontes.
Da mesma forma, um novo sistema de coleta de dados foi elaborado: o Sistema Integrado de Avaliação do Planejamento e Orçamento (Siapo). É uma ferramenta importante para o controle das ações, pois além de avaliação do governo como um todo, o sistema permite avaliação das ações pelos gestores de cada uma das pastas, para que eles saibam quais desafios enfrentam e que produtos estão sendo de fato oferecidos para a sociedade.
Ainda dentro do processo de modernização, o Governo irá criar o Portal de Serviços ao Cidadão. Ele será um ambiente online onde será possível, para a população, ter acesso fácil e rápido a diversos serviços públicos. 



Fonte: viagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário