Foto: Divulgação/Ascom |
Na noite desta segunda-feira
(11), o governador Wellington Dias apresentou aos deputados da base aliada a
reforma administrativa no Palácio de Karnak.
A reforma deverá ser
encaminhada à Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (14). O projeto
apresentado possui o corte de 2.304 cargos no governo e extinção de 19 órgãos
estaduais.
A reforma foi apresentada
pelos secretários de Administração Ricardo Pontes e da Fazenda Rafael Fonteles.
A reunião contou com a participação da vice-governadora, Regina Sousa (PT) e
deputados estaduais e federais.
Ainda no encontro, foi
informada a extinção da SDR (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural) e a
apresentação de duas novas Secretarias: a Desenvolvimento da Agricultura
Familiar e de Agronegócio.
Durante a reunião Wellington
Dias disse ainda que não irá chamar nenhum deputado estadual para ocupar
cargo no primeiro escalão.
Centralização
A Reforma prevê que toda política de contratação de pessoal, aumento salarial, capacitação e concursos deve ser pactuada primeiro pelo Conselho de Gestão de Pessoas. Além disso, a extinção e fusão de órgãos visa definir as atribuições específicas de cada pasta, evitando a sobreposição de ações.
Dessa forma, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) deve centralizar todas as obras e ações na área de Recursos Hídricos, o que resultará na extinção da Coordenadoria de Recursos Hídricos. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) será responsável por todas as ações relacionadas à manutenção e conservação de rodovias pavimentadas e vicinais.
A Secretaria de Administração e Previdência deve centralizar todos os processos de licitação. A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) ficará apenas com a gestão de pessoas, uma vez que a gestão das carteiras imobiliárias serão repassadas para a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), juntamente com o Programa de Regularização Fundiária Urbana (Minha Casa Legal).
A Reforma prevê que toda política de contratação de pessoal, aumento salarial, capacitação e concursos deve ser pactuada primeiro pelo Conselho de Gestão de Pessoas. Além disso, a extinção e fusão de órgãos visa definir as atribuições específicas de cada pasta, evitando a sobreposição de ações.
Dessa forma, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) deve centralizar todas as obras e ações na área de Recursos Hídricos, o que resultará na extinção da Coordenadoria de Recursos Hídricos. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) será responsável por todas as ações relacionadas à manutenção e conservação de rodovias pavimentadas e vicinais.
A Secretaria de Administração e Previdência deve centralizar todos os processos de licitação. A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) ficará apenas com a gestão de pessoas, uma vez que a gestão das carteiras imobiliárias serão repassadas para a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), juntamente com o Programa de Regularização Fundiária Urbana (Minha Casa Legal).
Contenção
O Governo do Piauí divulgou
que pretende economizar cerca de R$ 300 milhões por ano e começa a tomar
medidas de contenção de despesas no âmbito da Administração Pública Direta e
Indireta Estadual. Uma das principais medidas é a suspensão de novas contratações.
Fonte: Portal Cidade Luz
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